Produtividade pessoal é um termo que tem andado na moda nos últimos anos e atrai de imediato uma outra buzzword: procrastinação. Discutir os motivos pelos quais procrastinamos merece um post exclusivo sobre o assunto, que vamos deixar para outra vez. Hoje quero te falar de uma regrinha extremamente simples que vai ajudar muita gente a parar com o enrolation.

Segundo James Clear, autor do ótimo livro Hábitos Atômicos, é possível quebrar qualquer tarefa em pedacinhos que podem ser executados em no máximo 2 minutos. Ele fala muito da importâncias dos pequenos hábitos, fazendo uma analogia aos juros compostos: investindo um pouco de reais todo mês, dentro de alguns anos você pode acabar se surpreendendo com o volume de grana investida que terá.

Se você conseguir melhorar sua performance 1% ao dia em alguma atividade, ao final do ano você será 37 vezes melhor“, afirma Clear. Esse “microprogresso” de apenas 1% ao dia parece irrelevante, né? É a força dos juros compostos atuando também nos hábitos, que seguem o mesmo princípio.

Não é raro procrastinarmos quando encaramos uma atividade ou projeto muito grande, que pareça desafiador demais (medo de não dar conta?), ou que nunca tenhamos feito antes. Ou muitas vezes é por preguiça mesmo 🙂 

É hora de colocar a Regra dos 2 Minutos em ação: fracione a atividade em pedacinhos, de maneira  que a ação inicial possa ser executada em menos de 2 minutos.

Alguns exemplos bem simples de entender:

  • Tem que limpar o seu quarto? Forre sua cama. 
  • Quer fazer 20 minutos de meditação todo dia? Medite por apenas 1 minuto diariamente pra começar.
  • Quer ler por meia hora todo dia antes de dormir? Leia por 2 minutos.
  • Deseja ter uma dieta mais saudável? Comece comendo uma maçã por dia.
  • Precisa escrever um post para o blog? Escreva o primeiro parágrafo.

Nos exemplos acima, possivelmente depois de arrumar a cama – “já que estou com a mão na massa mesmo…” – você vai encarar o resto do quarto. Você vai ver como meditar por 1 minuto mal te deu um gostinho da meditação. Aí vai passar para 2 minutos, depois 5 … depois os 20 que você queria. Ler por 2 minutos vai te incentivar a “ler só mais uma paginazinha”. Escreva a introdução do blog post e quando menos perceber você vai estar escrevendo por meia hora. 

Em seu livro Getting Things Done, ou A Arte de Fazer Acontecer, David Allen diz que qualquer ação que leve menos de 2 minutos para ser executada deve ser feita imediatamente. Exemplos clássicos: lavar seu prato e copo assim que terminar o jantar, mandar aquele email que você vem empurrando com a barriga faz tempo, ligar para o gerente do banco para sanar uma dúvida sobre investimentos. 

Com a Regra dos 2 Minutos, não foque sua atenção na reta final, mas na largada. Obviedade que vale comentar: sem início não vai haver término. Você precisa começar. Lembra-se das Leis de Newton que aprendemos na escola? Eu te ajudo a lembrar: a Lei da Inércia diz que um corpo tem a tendência de manter seu estado inicial de repouso ou movimento. Isto é, quem está parado tende a permanecer parado – a não ser que algo o force a entrar em movimento. Adoro essa analogia!

E por mais que você garanta o que vamos chamar de vitória instantânea, se não mudar o hábito pra valer você vai voltar ao mesmo ponto de onde partiu. Explico: se o seu objetivo era o tal post para o blog e você conseguiu terminar graças ao esforço de dedicar 2 minutos escrevendo a introdução – e aí emendou e foi até o final -, ótimo! Mas vai ser mudando o hábito e escrevendo de forma consistente (30 minutos ou tantas palavras por dia) que você vai ver o real progresso. 

Hábitos nos ajudam a atingir resultados que buscamos, como perder peso, aprender uma língua estrangeira ou ter uma rotina matinal. Mas segundo James Clear o grande benefício dos hábitos é personificar quem queremos ser: se estou escrevendo, naquele momento eu sou um escritor. Ao tocar o meu violão, sou um músico por alguns minutos. Você seria um atleta no momento em que está fazendo exercícios físicos. O hábito é o método através do qual vamos construindo a identidade daquilo em que queremos nos tornar: ser mais produtivos, nos alimentar de forma saudável, tornarmo-nos carpinteiros de fim de semana, etc. Sem exageros, claro. Todo mundo tem o hábito banal de escovar os dentes ao menos duas vezes ao dia (você escova, certo??), mas ser dentista passa longe dos planos da maioria.

Implementando a Regra dos 2 Minutos, você vai conquistar pequenas vitórias que vão te presentear com o que talvez seja o melhor incentivo para seguir adiante: progresso visível. As pequenas conquistas nos motivam. Elas são o motor que nos impulsiona para a prática consistente, elemento fundamental para a mudança de hábito.

Tente você, então. Escolha uma ou duas atividades que você tem empurrado com a barriga. Quebre-as em pedacinhos, sendo que o menor deles pode ser feito em 2 minutos. Execute de imediato, sem pensar muito. Vou apostar que você vai se animar e concluir a tarefa. Depois me conte se ganhei a aposta.