Há poucas semanas, Elon Musk se tornou o homem mais rico do mundo, deixando Jeff Bezos para trás. Fundador da Tesla e SpaceX – e mais outras 3 empresas! -, o engenheiro e empreendedor Musk é conhecido por sua genialidade, seu comportamento “falo o que quero e dane-se quem não gostar” e por trabalhar feito louco. Dedicar tantas horas ao trabalho como ele faz não é para qualquer um (não tenho inveja nenhuma dele neste sentido). Mas é algo tão espetacular, e tem gerado resultados tão fenomenais para suas empresas, que vale a pena a gente falar da rotina do cara.

Umas 100 horas por semana. É o tempo médio que Elon Musk dedica ao trabalho. E para quem acha que ele não descansa, saibam que ele dorme 6 horas toda noite. Nada mal para quem tem 7 (sete!) filhos e trabalha feito um cachorro.

Depois de dormir de 1:00 às 7:00 da manhã, o fundador da Tesla toma um banho e dedica uns 30 minutos a e-mails importantes e urgentes. Em geral, estes e-mails estão relacionados às suas principais atividades do dia. Café da manhã? Que nada! Isso é para os fracos :). É hora do papai-motorista entrar em ação: é ele quem leva os filhos para a escola todos os dias. Imagine a cara dos alunos vendo o homem mais rico do mundo e fundador da venerada Tesla chegando para deixar a filharada na escola. E os filhos, como será que se sentem andando em um carro desenhado e produzido pelo pai?

Ao trabalho! Da escola, Elon vai para o escritório. Sendo o cérebro de onde sai o design de praticamente tudo o que suas empresas produzem, ele dedica 80% do seu tempo no trabalho para criar ou melhorar o design de seus carros e foguetes. Os 20% restantes ele usa para reuniões individuais com seus executivos. Conseguir falar com o cara ao telefone entra para a lista das missões impossíveis – ele prefere comunicação por e-mail.

Para dar conta de tanto trabalho, da família e de algum lazer, Musk utiliza uma técnica de gerenciamento de tempo chamada timeboxing, também conhecida como timeblocking. Ele divide o seu dia em um monte de intervalos de apenas 5 minutos. Cada bloquinho desse é dedicado a uma tarefa, o que inclui seu almoço: 5 minutinhos para engolir algo. Só delegando muita coisa para conseguir trabalhar numa pauleira como essa.

Musk dedica umas 40 horas da semana para a SpaceX, onde trabalha às segundas, sextas e parte dos sábados. No resto dos dias – exceto o domingo – ele trabalha na Tesla, dedicando ao design a maior parte das suas quase 14 horas diárias no escritório. E ainda cava tempo para as outras empresas das quais é co-fundador: Neuralink, The Boring Company e OpenAI. Muitas vezes Musk participa de jantares antes de ir para casa: negócios, amigos ou networking.

Exercícios físicos: o Tony Stark da vida real diz malhar por uma hora, duas vezes na semana. Depois de passar um tempo – provavelmente pouco – com a família em casa à noite, ele gosta de ler antes de dormir. Cai no sono por volta de 1:00 da manhã.

Com uma semana louca como essa, ele reserva parte do sábado e o domingo inteiro para a família e assuntos pessoais. Uma das coisas que gosta de fazer com a molecada em casa é jogar videogames. Entre os seus favoritos estão Overwatch e No Man’s Sky.

Questionado sobre seu volume sobre-humano de dedicação ao trabalho, Elon Musk comentou: “Ninguém jamais mudou o mundo trabalhando 40 horas por semana“.

Eu particularmente gosto da ideia do timeboxing, mas faria blocos de 20 minutos se resolvesse adotar a prática. Resolvi escrever sobre a rotina diária do Musk basicamente para mostrar como esse cara que não sai das manchetes toca o seu dia, mas sem o intuito de recomendar que as pessoas façam o mesmo. Um esquema como esse definitivamente é para poucos.