Caso você não tenha ouvido falar sobre O Milagre da Manhã, esse é o nome do livro lançado pelo escritor Hal Elrod em 2012. Super popular na categoria produtividade, a proposta é ensinar as pessoas como transformar suas vidas antes das 8 da manhã através de um segredo “não tão óbvio”, como define o autor.

O segredo, segundo Elrod, está em acordar cedo e definir uma rotina matinal composta por seis hábitos. O Milagre da Manhã é um sucesso de vendas no mundo todo. Foi publicado em quase 40 idiomas. Milhões de pessoas passaram a acordar super cedo e colocaram em prática a rotina detalhada no livro. 

Antes de discutirmos os seis hábitos, uma pergunta: será que todo mundo precisa mesmo acordar às 5 da manhã para transformar o seu dia? Minha resposta é um sonoro NÃO. Eu levanto às 5 da matina,-  não por influência do  livro,  mas sim porque sou um fã de rotinas matinais -, mas não acho que é para qualquer um. Vamos falar da rotinas definida pelo Hal Elrod e depois retomamos a discussão sobre vantagens e desvantagens de acordar antes das galinhas. 

Os seis hábitos que prometem transformar o dia e a vida das pessoas são: Silêncio, Afirmações, Visualização, Exercícios, Leitura e Escrita. 

  1. Silêncio: durante uns 10 minutos, sente-se em silêncio, praticando meditação ou mesmo fazendo uma oração, se possível. É comprovado que a meditação ajuda a reduzir o stress. Eu faço meditações guiadas há alguns anos, usando um aplicativo chamado Headspace. Um outro aplicativo bem conhecido também é o Calm. No YouTube há vários vídeos com meditações matinais guiadas. Você pode também simplesmente colocar uma música suave de fundo, fechar seus olhos e concentrar-se na sua respiração. E vamos derrubar o mito de que  precisamos meditar por 30 minutos, uma hora.  É possível meditar durante cinco ou dez minutos por dia, e isso já te trazer benefícios. Eu medito por 20 minutos no máximo.

 

  1. Afirmações: uma afirmação é uma sentença curta que define aquilo que você quer atingir ou a pessoa na qual você quer se transformar. Pode ser algo como “eu trato as pessoas com respeito e valorizo as experiências de cada um”. Ou uma meta profissional, como por exemplo “sou um gerente de vendas de muito sucesso, com o desejo verdadeiro de ajudar meus clientes a crescer”. Elrod sugere que você escreva as suas afirmações e as leia em voz alta. Sinceramente, não sou daqueles que acredita que basta você desejar do fundo do seu coração para que as coisas aconteçam. É preciso mais do que isso. Tem que ter suor também. Mas, sem dúvida, as afirmações podem nos ajudar a internalizar os comportamentos e ações necessários para chegarmos onde queremos.

 

  1. Visualização: a ideia aqui é você treinar o seu cérebro a ver as coisas que você deseja atingir, a imaginar a pessoa que você deseja se tornar. Elrod recomenda que por alguns minutos você visualize o seu dia ideal. Se alguém vai fazer uma apresentação super importante para o presidente da empresa, o exercício seria imaginar o dia desde o início: saindo de casa, chegando ao escritório, fazendo a apresentação de forma espetacular para o big boss; e, por que não, recebendo elogios ao final? Além de visualizar o dia que terá pela frente, a prática também vale para o longo prazo: como você quer ser ou onde quer estar daqui a 20 anos? O atleta olímpico mais condecorado da história, Michael Phelps, tinha visualização como parte da sua preparação mental para as competições.

 

  1. Exercícios: essa não tinha como ficar de fora da lista! Todo mundo sabe da importância dos exercícios físicos. A diferença é que no caso da rotina matinal, você não necessariamente precisa levantar pesos por 1h ou treinar para uma maratona. E tudo bem se você é uma das muitas pessoas que prefere malhar no final do dia. A proposta aqui é fazer seu corpo começar se mexer de forma mais ativa. Pode ser yoga por 15 minutos, ou um treino intervalado de alta intensidade (da sigla HIIT, em inglês). Como parte da minha rotina matinal, eu costumo correr por 30-40 minutos ou fazer exercícios com pesos. 

 

  1. Leitura: Elrod diz que devemos ler livros sobre desenvolvimento pessoal ou religiosos. Ele fala que não precisamos reinventar a roda, e sim aprender com aqueles que atingiram sucesso, seja qual for a sua definição de sucesso. Na minha opinião, a leitura matinal pode ser qualquer uma que te dê prazer, que te ensine algo ou te faça sentir bem. Passei a ler muito mais desde que adotei o hábito da leitura matinal. No início eu começava a ler tarde da noite, já morrendo de sono. Já viu, né? Depois de uma ou duas páginas, Zzzz….

 

  1. Escrita: a última das seis práticas é colocar no papel – ou em uma tela – reflexões que você tem feito, seus desafios atuais, metas pessoais, lista das coisas pelas quais você tem gratidão. Algo bem pessoal. Um diário mesmo. E tem tanta gente fazendo que a demanda criou um novo mercado. Hoje é possível comprar diários criados para a prática da escrita diária, que já trazem impressas frases como “Hoje sou grata por… “. Eu já tentei usar um desses, já tentei caderno, já tentei escrever todo dia. Nada funcionou pra mim, até que criei um documento no Google Docs, no qual escrevo quando sinto vontade. Uma coisa legal é reler, depois de um tempo (um ano?), aquilo que você escreveu. Vai te ajudar a avaliar o quanto você mudou e se você segue firme em busca das suas aspirações.

Acordar cedo e ter uma rotina matinal traz claros benefícios. Apesar de não termos controle sobre muitas das coisas pelas quais vamos passar durante o dia, é possível ter absoluto controle sobre como queremos começar o dia. A proposta do Elrod é que a gente pare com esse negócio de iniciar o dia de forma reativa, lendo emails, checando notificações das mídias sociais que chegaram de madrugada ou saindo correndo para o trabalho. 

Mas acordar antes das galinhas não é para todo mundo. Há aqueles que já acordam de madrugada para cuidar da casa, dos filhos, ou fazer almoço logo cedo. E há os muitos que precisam de pelo menos oito horas de sono e não querem ir para a cama às oito horas da noite, deixando de curtir a companhia da família. E tem ainda a galera que só rende pra valer à noite, depois que todo mundo está dormindo. 

Se o Milagre da Manhã não é para você, sem problemas. Inserir alguns dos hábitos acima no seu dia, seja a hora que for, com certeza já vai te ajudar bastante. 

E se você está considerando  a ideia de  encarar um dia que começa mais cedo, não é preciso muito tempo para criar uma rotina matinal. Adiante o alarme do celular em uma hora e tente fazer essas seis práticas. Faça por uma semana e veja como se sente. E caso você goste de apenas algumas das práticas, crie sua própria versão da rotina matinal. Começar a manhã com pleno controle sobre o dia vai te fazer muita diferença. 

Com ou sem rotina matinal, saiba que práticas executadas de forma consistente promovem mudanças e trazem resultados positivos. Vamos começar?